segunda-feira, agosto 22

Alexandre Frota comentando o seu trabalho do ponto de vista matemático/pornográfico

"É só por no gráfico."

O Grande Mistério por trás da descoberta do Teorema de Pitágoras

Pitágoras estava com um problema e não conseguia resolver.

Tales de Mileto, a Pirâmide e o Teorema

É uma proposição de grande importância, que Tales utilizou na determinação da altura da pirâmide Quéope. Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egipto, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide Quéops. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao chão e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara. Disse então a um colaborador:

"Vai mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual á altura da pirâmide"

Três grandes nomes da Matemática

Pitágoras  (582a.C - 497a.C)

 

Pitágoras nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, e é provável que tenha viajado pela Ásia Menor e pelo Egito, como fizeram muitos filósofos gregos. Supõe-se também que tenha sido aluno de Tales.
      Há registro, porém, de que se mudou para o sul da Itália com cerca de 50 anos de idade. Na época, essa região era parte do mundo grego, e ali Pitágoras fundaria um núcleo de estudos.
     Assim que ele morreu, os adeptos de Pitágoras proclamaram seus dons sobrenaturais. "Há três espécies de seres racionais", declaravam, "os homens, os deuses e os que se parecem com Pitágoras”. Como muitos sábios da Antigüidade clássica, Pitágoras tem seu perfil traçado em obras que atravessaram os séculos. Traduzidos, censurados ou rescritos por gerações de escribas, cronistas e historiadores, esses livros provavelmente não seriam reconhecidos por seus primitivos autores. Entretanto, eles permitem estabelecer com segurança a existência de alguns homens como Aristóteles e Hipócrates. O mesmo não acontece com outros, que os próprios antigos não saberiam separar da lenda.

"Quando você chegar no seu limite, integre a Deus que ele tudo deriva!" Pastor da igreja Quadrangular do Plano Cartesiano sobre matemática

terça-feira, agosto 16

Aprendendo a lidar com a verdadeira Matemática.

Para abrir com chave de ouro as postagens de nosso blog, pergunto a vocês blogueiros: O que seria interessante na aprendizagem da fantástica matemática? Qual a dica para facilitar o entendimento nas aulas? O que seria interessante trazer para dentro das salas de aula ?