segunda-feira, agosto 22

Tales de Mileto, a Pirâmide e o Teorema

É uma proposição de grande importância, que Tales utilizou na determinação da altura da pirâmide Quéope. Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egipto, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide Quéops. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao chão e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara. Disse então a um colaborador:

"Vai mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual á altura da pirâmide"





As pirâmides egípcias são monumentos grandiosos. A pirâmide de Queóps, construída por volta de 2500 a.C., é considerada uma das grandes maravilhas do mundo antigo; sua base é um quadrado cujos lados medem cerca de 230 metros e sua altura é de 150 metros, aproximadamente.
O filósofo grego Tales, nascido na cidade de Mileto por volta de 585 a.C., conseguiu medir a altura de uma das pirâmides. Partindo do princípio de que existe uma razão entre a altura de um objeto e o comprimento da sombra que esse objeto projeta no chão, e que essa razão é a mesma para diferentes objetos no mesmo instante, Tales pôde calcular a altura da pirâmide. Usou apenas um bastão e as medidas das sombras da pirâmide e do bastão, num mesmo instante.

Tales imaginou os triângulos VHB e ABC, que são semelhantes, por terem dois ângulos respectivamente congruentes. Como Tales sabia que os lados desses triângulos eram proporcionais, pôde determinar a altura VH da pirâmide através da proporção VH está para AB, assim como HB está para BC.








Assim, após mil e uma noites no deserto, depois de passar 40 dias e 40 noites de jejum, Tales conseguiu a grande proeza de determinar a altura da pirâmide e caiu nas graças do Faraó Amásis e também de Rá (O grande Deus Sol) do qual ganhou um presente milenar que lhe dava o poder de conquistar lindas donzelas e lhes ensinar os prazeres da matemática.


7 comentários:

  1. Nossa amei muito obrigado mesmo ajudou muito ❤

    ResponderExcluir
  2. Isso que é gostar de matemática...foi ensinar os prazeres da ciência para as lindas donzelas.

    ResponderExcluir
  3. Por que tales de mileto resolveu criar o teorema da tales?

    ResponderExcluir
  4. O cara mereceu, e aí vale ressaltar o velho provérbio: na terra so vale quem,têm e no céu so vai quem merece !

    ResponderExcluir
  5. Isso é muito especial para mim ele era meu tio rebanho de putas e cornos

    ResponderExcluir
  6. Que horas que o sol nasce e acaba ?

    ResponderExcluir